00-top

Wild Trails
PNPG - Vale do Alto Homem

Página optimizada para dispositivos na resolução 1920 x 1080 ... As imagens podem ainda ser abertas individualmente na resolução de 4080 x 1836 (com algumas excepções)
Photo on top
 PNPG - Vale do Alto Homem - 2023-08-19 ... 4080 x 1836 px - 2.67 MB

01-vale-alto-homem

Photo source  pnpgeres.pt

Vale do Alto Homem - Uma aventura a solo

A madrugada do dia 19 de Agosto de 2023 começou com o céu carregado a prometer chuva o que logo aconteceu ainda antes de levantar a luz da manhã... Num dia de verão isso não é um problema para quem gosta de se aventurar pela montanha... Já fiz caminhadas em pleno inverno, nomeadamente em Janeiro, com chuva torrencial todo o dia e em algumas passagens com os pés cobertos de água até aos tornozelos... O segredo é simples, é nunca deixar que o corpo arrefeça... O que é mesmo um problema é chegares ao carro às 5:30 da manhã e verificares que tens um pneu furado quando tens uma caminhada programada com o excepcional Rui Barbosa...

Um simples furo estava prestes a estragar-me o dia que deveria ser maravilhoso... Que me lembre, este foi para aí o segundo furo que me aconteceu em toda a minha vida e por isso fiquei fulo como um menino a quem roubam um chupa de caramelo... Desconsolado, derrotado, lá mandei mensagem ao Rui a dizer que não esperassem por mim...

Entretanto fui-me recompondo, a coisa não estava totalmente perdida... Ao sábado, passe a publicidade, a Silvalde Pneus abre às 9H00 e assim cerca das 10:30 tinha já novos pneus e estava pronto e com muita vontade de arrancar para o Gerês... Quando a vontade é maior do que nós próprios a coisa pode acontecer... Telefonei à minha querida esposa e fiz o convite para me acompanhar...

A minha ideia era fazer-me ao caminho e tentar apanhar o grupo do Rui Barbosa na volta das Minas dos Carris pois supostamente eles levariam-me um avanço de 4 a 5 horas... Nunca tinha feito esse percurso mas isso não é coisa que me assuste, pelo contrário, ainda me estimula mais... O Vale do Alto Homem é uma das zonas interditas do Parque Nacional só acessível a quem tiver autorização prévia do ICNF para fazer esse caminho... Como o meu nome fazia parte do grupo do Rui Barbosa, isso para mim era o bastante para me sentir autorizado e eu não ía perder a oportunidade de me fazer ao caminho... E assim cerca das 12:30 a Lu deixou-me na Portela do Homem e só voltaria para me recolher quando eu lhe manda-se mensagem...

Caminhar pela montanha para mim é de um enorme prazer e quanto mais magnífica, bela e selvagem ela é, maior é o sentimento... Fazer o registo fotográfico do percurso e da sua fascinante envolvente para mais tarde o poder relembrar e apreciar novamente é o final perfeito do que é para mim uma excelente caminhada... E aí aconteceu um outro problema, esse sem solução... De alguma forma perdi todas as fotos que fiz entre as 14:00 e as 15:43... Só dei por isso quando fazia uma selfie junto à Cabana das Abrótegas e não conseguia vizualizar o resultado... O telemóvel estava configurado para guardar as fotos em cartão SD e só consegui ver resultados depois de alterar a configuração para as fotos caírem na memória interna do telemóvel... Fiquei desiludido pois apostei bastante nesses registos da ida, entre os quais está uma zona do caminho onde o desnível para o Rio Homem é superior e onde este recebe as águas de um ribeiro na margem sul, mas ainda assim pensando positivo, o mal poderia ter sido maior se tivesse perdido todas as fotos do dia... Entretanto, o ribeiro e o local já têm nome, são o Modorno mas muitos também o denominam por Madorno...

Voltando à caminhada, eu bem que procurei encontrar-me com o grupo que deveria ter iniciado o regresso das Minas dos Carris cerca das 14.30 mas, chegado eu cerca das 15:30 ao Curral das Abrótegas, que desconhecia e tão pouco sabia que existia, parei para fotografar o local e logo aí fazendo alguns cálculos cheguei à conclusão que muito provavelmente a caminhada do grupo não teria acontecido... Poderia eu ter seguido em frente até aos Carris mas, dado o adiantado da hora, já muito perto das 16, isso iria implicar um regresso tardio à Portela do Homem o que não seria obstáculo se não tivesse a Lu à minha espera para irmos jantar sem stress(es)...

E assim foi a caminhada, Portela do Homem / Curral das Abrótegas e regresso ao ponto de partida, das 12:30 às 18:20, ou seja, cerca de 3 horas para cada lado... Até às Minas devem ser menos de 4H para cada lado... O caminho não é fácil dado que se trata de um estradão que já foi em tempos de terra batida sobre rocha por onde circulavam camionetas de carga com o minério saído das minas contudo do estradão apenas restam os calhaus soltos em grande parte do percurso, no entanto, a aventura e a paisagem compensam de largo esse pormenor...

P.S.

Entretanto enquanto preparava esta página fui pesquisando na net e acabei por encontrar alguns dos nomes dos locais de passagem ou associados a este percurso e só assim pude identificar os mesmos e complementar com mais informação as imagens que postei abaixo... Nomes como: Fonte da Abilheirinha, Curvas do Febras, Cabeço do Madorno (com o seu Vale, o seu Ribeiro e a sua Ponte), Lage do Sino, Corga dos Salgueiros da Amoreira, Teixo, etc... A Água da Pala e a Ponte do Cagarouço ainda me dão voltas à cabeça...

Antes de ir para esta caminhada os nomes que faziam parte do meu vocabulário e que facilmente se podem identificar no mapa estavam limitados a: Portela do Homem, Rio Homem, Cascata de S. Miguel, Vale do Alto Homem, Costa do Sol, Cabeço do Cantarelo e daí para cima mais nada até às Minas dos Carris e ao Pico da Nevosa... Água da Pala está também assinalada nos mapas mas mesmo assim, tendo já passado pelo sítio, ainda não o consigo identificar localmente com certeza...

Mapa 3D

Aqui abaixo uma imagem retirada do Google Maps onde se pode ficar com uma ideia do caminho desde a Portela do Homem até às Minas dos Carris...
De referir que devido ao 3D, as medidas norte/sul não correspondem com a escala apresentada, são na realidade maiores do que parecem no mapa...
As ruinas das instalações que serviam de apoio às Minas ficam situadas entre a legenda que as indicam e a Lagoa a norte, bem visível dentro da elipse aqui no mapa...

02-map
Vale do Alto Homem - Google Maps
Rio Homem - Wikipedia

Ida - Da Portela do Homem ao Curral das Abrótegas

Dei início à caminhada cerca das 12:30...
As 2 primeiras fotos foram tiradas desde a ponte na Portela do Homem

12:30:50
A 1ª foto com vista para o Vale...

123050

12:31:12 ...
A 2ª foto a apanhar também a Cascata de S. Miguel, muito procurada para banhos, mesmo que chova...

123112

As 2 fotos abaixo, foram pescadas na net e são apenas para mostrar o colorido da Cascata de S. Miguel em dias de sol e calor...
O caminho para os Carris começa aqui na Portela do Homem e é visível nesta 1ª foto sobre o lado direito...

03-travel-stories

Cascata de S. Miguel em dias de sol e calor - fonte: my-travel-stories.com

04-travel-stories

12:46:40

124640

Panorama aos 15 min de caminho...
Aqui sobre a esquerda na imagem, a Encosta do Sol que nos acompanha já desde o início do percurso...
Com névoa baixa, a visibilidade é reduzida mas o caminho é certo, não tem como enganar...
Com o Rio Homem à nossa esquerda é só seguir em frente até ao Curral das Abrótegas com
apenas uma pequena excepção para um "Z" no caminho que nos faz andar cerca de 100m para trás...

12:51:58

125158

Uma bica de água após cerca de 20 min a caminhar... Fonte da Abilheirinha

12:52:19

125219

No mesmo local, uma pequena vista do caminho para trás...

13:04:17

130417

13:04:20

130420

13:04:23

130423

13:04:30

130430

Com um pouco mais de 30 min de caminho, uma panorâmica sombria da outra margem... 4 fotos da esquerda p/ a direita, ou seja, de trás para a frente...

13:07:22

130722

O mesmo cenário... Montanha em estado natural, agreste, bruto, selvagem...

13:07:28

130728

Cá em baixo, o rio... Como se vê, em Agosto corre mansinho...

13:07:32

130732

A mesma poça da imagem anterior numa perspectiva mais alargada...

13:10:54

131054

Aos 40 min de caminho não mostro grande avanço...
O cenário do outro lado é o mesmo de há uns minutos atrás...
Não sei quando nem por onde começar mas, já me vejo a caminhar lá por cima numa próxima aventura...

13:11:46

131146

Cá em baixo, o leito do Homem...
Imagine-se o caudal e a corrente necessários para arrastar aqueles calhaus rio abaixo...

13:16:58

131658

45 min... Adoro...
E, com a névoa a aliviar um pouco, lá ao fundo já se vislumbra o Cabeço do Madorno...

13:17:03

131703

Noutros tempos, quando as Minas dos Carris estavam activas, todos os veículos passavam por aqui...
Os que faziam o transporte do minério extraído e os outros que levavam suas excelências...
Pagava para ver esse filme, eheh...

13:23:03

132303

Aos 50 min a visibilidade é quase nula mas o caminho é seguro...

Nas 2 fotos a seguir, a zona sobre a direita está denominada no Google Maps como sendo a Água da Pala...

13:34:20

133420

Já com mais de 1:00 H de caminho, a visibilidade estava um pouco melhor...

13:34:23

133423

Deslocando ligeiramente a mira, apanho um pouco mais do "V" do vale à minha direita...
Por agora desconheço mas, a Água da Pala será talvez uma corga que desce da montanha por um dos lados dessa encosta...

13:41:17

134117

Vista para a frente com 1:10 H de caminho...

13:42:06

134206

... e vista lá para trás para a tal encosta......

Mas... aqui está no caminho uma parede interessante que me fez dar uns passos atrás para a voltar a fotografar com o resultado que se segue abaixo...

13:42:21

134221

Vista de baixo para cima... Na volta do caminho vou tentar explorar melhor a imagem desta parede... foto aqui

13:49:07

134907

Cerca de 1:20 H de caminho e já começas a perceber que a calhoada está aí para o bem e para o mal...

13:49:44

134944

Vista para trás para a outra margem...

13:54:42

135442

Após cerca de 1:25 H de caminho este faz uma viragem em cotovelo à direita e começa a ganhar alguma altura...

13:59:01

135901

4 min depois nova curva em cotovelo, agora sobre a esquerda, e voltas a estar no sentido da nascente do rio...

Estas 2 curvas em "Z" já têm nome, são as Curvas do Febras...
Diz-se que tomou o nome dum antigo cantoneiro que cuidava do estradão...

13:59:18

135918

Mais uma vista para trás para a outra margem...

13:59:59

135959

Após cerca de 1:30 H de caminho, esta é a última foto que me resta do percurso de ida... Foi tirada após a passagem das 2 curvas do caminho que fazem um "Z"...
Conforme expliquei no início, na próxima 1:30 H, até chegar ao Curral das Abrótegas, todas as fotos que tirei resultaram em nada... De alguma forma, simplesmente não existem...

Mapa 2D

No mapa abaixo se percebe bem todo o trajecto desde a ponte em Portela do Homem até às Minas dos Carris...
A zona do caminho que faz um "Z" e o Curral das Abrótegas, estão assinalados com elipses a verde...

05-z-abrotegas

13:58:25... Pequeno video de 18s focando a zona da 2ª curva do caminho em "Z" tendo depois como cenário a outra margem do rio...

Curral das Abrótegas

Após cerca de 3H de caminho, sem pressas, lentamente até, apreciando a paisagem q.b., e aí estou eu nas Abrótegas feliz da vida a tirar fotos que...
...jamais serão vistas porque simplesmente não existem... Como disse antes, perdi todas as fotos tiradas entre as 14H e as 15:43...
Podia ter sido bem pior pois se não me tivesse apercebido do problema nem as próximas existiam o que seria inglório para mim...

15:44:28

154428

15:44:37

154437

15:46:05

154605

As abrótegas em Agosto estão completamente secas, apenas restam os caules pernaltas...

15:47:45

154745

O Curral das Abrótegas e a sua porta... Durante a noite os pastores recolhem o gado para maior segurança...

15:48:30

154830

Não há abrótegas para apreciar mas aì estão as lindas noselhas, mais conhecidas como quita-merendas...

15:48:49

154849

Florescem em força nos prados de montanha sobretudo em Setembro e Outubro mas aqui estão elas em Agosto...

Regresso à Portela do Homem

O regresso faz-se por esse pontão seguindo o caminho na direção poente, ou seja, pela direita da imagem...

15:49:06

154906

Vista para fora do Curral das Abrótegas...

15:55:53

155553

Desde o pontão, um último olhar para Abrótegas...

16:04:40

160440

No regresso, vista cerrada em frente...

16:04:45

160445

E a vista para trás...

16:16:35

161635

Cerca de 20 min depois, no caminho de regresso na zona do Teixo, vista em frente...

16:16:45

161645

E a vista para trás...

Como facilmente se percebe, as duas fotos que se seguem complementam-se e dão uma ideia do que é o Teixo visto desde o caminho...
Aqui se juntam as águas da Corga dos Salgueiros da Amoreira com as do Rio Homem...

16:17:04

161704

16:17:00

161700

16:20:35

162035

Nesta imagem, na zona do Teixo se percebe bem por onde segue o caminho... É a zona mais complicada de passar...
A vegetação está a tomar conta do espaço, o piso é feito de calhoada caótica q.b., e depois com a chuva a cair a sensação é a de estares dentro de uma máquina de lavagem automática de carros...

"Direita / Norte"

06-15924002Master

Vista superior magnífica para a zona do Teixo e para a ligeira curva do caminho de onde tirei as 5 fotos anteriores...
De lá do alto desce a Corga dos Salgueiros da Amoreira para se vir juntar cá em baixo com as águas do Rio Homem
foto: TRUKA em wikiloc.com

16:42:01

164201-edit

Com 50 min de caminho no regresso, vista para a direita para o outro lado do rio...
Por ali abaixo cai em cascata a água da Lage do Sino

16:42:22

164222

E a vista para trás para o leito do rio...

16:45:18

164518

Vista em frente no caminho de regresso... Esta é uma zona muito interessante... Sobre a esquerda aqui desta curva fica lá no alto o Cabeço do Madorno...
O estradão segue aqui pelo lado esquerdo, faz um "V" invertido e no vértice tem um pontão do qual se pode observar a Corga do Madorno...
Lá em baixo, sobre a direita desta imagem, a corga junta-se com as águas do Rio Homem... Neste sítio a altura sobre o leito do rio parece ser a mais elevada do percurso...
O local é muito bonito, tirei bastantes fotos na ida, cerca da 2ª hora de caminho, mas infelizmente perdi todos esses registos...

16:45:24

164524

No seguimento da imagem anterior, vista em frente numa perspetiva mais ampla...

16:45:29

164529

E a vista para o "V"ale...

16:45:40

164540

No mesmo local, a vista para trás...

16:46:47

164647

Aqui já com visibilidade para o estradão do outro lado do "V" invertido...

16:46:55

164655

O estradão do outro lado novamente a acompanhar o Rio Homem...

16:46:58

164658

E nova vista para o "V"ale do Rio Homem aqui a correr para jusante...

Para serem devidamente apreciadas, as imagens acima terão de ser ampliadas depois de abertas individualmente...

17:08:54

170854

E cá estou eu no regresso, frente ao que me parece ser uma... PALA ???

17:08:36

170836

Será mesmo esta a origem da denominação de Água da Pala? ...

Essa parede é muito sugestiva mas devo estar enganado pois tudo indica para a Água da Pala ser uma corga que se junta com o rio um pouco mais para jusante...
Pela localização esta também poderia ser a Ponte do Cagarouço mas, não confiar, tenho ainda muitas dúvidas...
Entretanto olho para trás e capto o cenário do outro lado do rio...

17:09:04

170904

17:09:08

170908

Continuação da imagem anterior, apanhando o cume atrás de mim...

Depois de ver estas imagens acima, e de como essa parede de rocha está bem polidinha, fui pesquisar na net por "Água da Pala" e...
... encontrei 2 vídeos onde a água corre com grande intensidade por essa rocha abaixo...
Contudo, repetindo-me, também se lê que a Água da Pala é uma corga que nasce lá no alto, etc, etc...

17:10:41

171041

Magnífica...

17:15:47

171547

No caminho de regresso, vista para trás... Lá ao fundo ainda se consegue ver a parede por onde cai em cascata a Água da Lage do Sino

17:17:33

171733

Vista para trás...

17:17:36

171736

No seguimento da imagem anterior, levantando a mira sobre a direita...

17:17:40

171740

... e vista lá mais para cima do meu lado do caminho...

17:17:46

171746

Descendo a mira, no seguimento das 3 imagens anteriores... Vista em frente para os lados da Encosta do Sol...

17:33:47

173347

Cuidado, eles andam por aí a marcar território...
Nesta caminhada, na ida, junto à ponte da ribeira do Madorno, fotografei os restos de uma carcaça de cabra selvagem...
Estas fezes na foto tinham entre 15 a 20cm de comprido, o que não é nada do outro mundo mas,
já fotografei em Sistelo um poio com mais de 30cm que me deixou o coração aos saltos... aqui shocked

17:36:31

173631

Olhando para trás no regresso...
A obra do artista ficou no caminho ali para cima...

17:36:41

173641

Vista em frente...

17:36:46

173646

... e perspectiva alargada...

18:20:31

182031

Fim à vista...

18:22:04

182204

E esta do lado de fora do caminho em Portela do Homem...

Links

Os Links que se seguem, direcionam para artigos relacionados com o Vale do Alto homem e são simplesmente TOP...

Subindo às Minas dos Carris, o Vale do Alto Homem

09-rui-barbosa

"A curiosidade por Carris surge-nos porque alguém já ouviu falar ou esteve numas ruínas no alto do Gerês...
O trilho para Carris inicia-se por entre árvores antigas a uma altitude de 720 metros e
rapidamente nos apercebemos que não será um caminho fácil para os mais desprevenidos..." ler+

Trilho na serra do Gerês - P. Homem + Cagarouço+ Madorno +
VG do Madorno + Cocões do Coucelinho + Lamas de Homem + Abrótegas

10-truka-wikiloc

Excelentes fotos e descrição ... ver+

Vídeos

Os vídeos que se seguem não são da minha autoria, seleciono-os aqui porque são simplesmente TOP...